Argentina rescinde contratos de concessão da brasileira ALL Logística

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Argentina rescinde contratos de concessão da brasileira ALL Logística

Mensagem  U20C em Ter 04 Jun 2013, 21:52

O governo da presidente argentina Cristina Kirchner anunciou nesta terça-feira (4) que rescindiu os contratos de concessão de ferrovias administradas pela empresa brasileira ALL Logística desde 1999.

A medida inclui ainda a retomada das linhas operadas pela empresa Tren de La Costa Sociedade Anônima.

"O estado, todos os argentinos, recuperamos duas empresas ferroviárias, uma de carga, a América Latina Logística, e a outra de passageiros, que é o Tren de La Costa, a empresa Tren de La Costa Sociedade Anônima", afirmou o ministro Florencio Randazzo, citando "graves descumprimentos nos contratos".

Procurada pelo G1, a ALL Logística informou que irá se manifestar após ser comunicada oficialmente pelo governo argentino a respeito da rescisão de suas concessões, mas lembrou que a operação no país se tornou pouco rentável nos últimos anos e que pretendia vender o negócio.

"Como já informado pela companhia ao mercado, em vista do atual cenário político e econômico da Argentina, a companhia vinha buscando potenciais investidores interessados em adquirir participação nas concessões da ALL Argentina", destacou a empresa, em nota. "A ALL Argentina ao longo dos anos se tornou pouco representativa nos resultados consolidados da companhia, demandando foco desproporcional por parte da sua administração. Em 2012, os resultados das referidas concessões corresponderam a 6,5% da receita líquida e 0% do Ebitda total da companhia", acrescentou.

Segundo o governo argentino, os mais de 8 mil quilômetros de malha ferroviária da ALL serão agora operados pela estatal Belgrano Cargas e Logística. O governo argentino anunciou no dia 22 de maio a reestatização da empresa como parte integrante de um plano de recuperação do sistema ferroviário do país, tanto o de carga como o de passageiros.

"Temos que defender o interesse do Estado. As concessões foram realizadas na década de 90 e não atenderam a qualquer objetivo", afirmou nesta terça-feira o ministério em mensagem publicada no Twitter.

"Se temos de avançar na nacionalização de outras linhas, estamos dispostos a fazer se o serviço não melhorar", acrecentou o ministério.

A ALL é atualmente a operadora logística de duas das mais importantes ferrovias de transporte de carga da Argentina. Segundo a companhia, a ALL Argentina é a primeira operadora do país em extensão e a segunda em volume de carga transportada, com mais de 5 milhões de toneladas anuais.

Parque de diversões estatizado
O pacote incluiu também a rescisão dos contratos e os bens de serviço administrados pela empresa Tren de la Costa, incluindo até a estatização de um parque de diversões, o Parque de la Costa.

A página do parque na internet afirma que trata-se do maior parque temático da Argentina, já tendo recebido, desde a sua abertura, em 1997, mais de 15 milhões de visitantes.
Fonte: G1
Meu comentário: Agora é a vez do governo brasileiro tomar uma atitude contra a ALL!
avatar
U20C
Administrador
Administrador

Mensagens : 1235
Data de inscrição : 03/04/2011
Idade : 58
Localização : Osasco-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argentina rescinde contratos de concessão da brasileira ALL Logística

Mensagem  Gabriel em Qua 05 Jun 2013, 17:44

Não sei realmente se o que aconteceu foi bom ou ruim, pois o governo argentino tem todo o direito de tomar posse sob suas ferrovias.
avatar
Gabriel
Coordenador de Via Permanente
Coordenador de Via Permanente

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 20
Localização : São Paulo-SP

http://ferroviaseaeroportosbrasileiros.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum