Trens Regionais em pauta
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Trens Regionais em pauta
24/09/2013 Fonte: Revista Ferroviária
Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.
A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.
As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade.
“Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.
Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.
Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:
Estado - Trecho - Quilometragem
SE - São Cristóvão / Aracajú / Laranjeiras - 40 km
PR - Londrina / Maringá - 122 km
RS - Bento Gonçalves / Caxias do Sul - 65 km
PE - Recife / Caruaru - 139 km
RJ - Campos / Macaé - 94 km
MG - Belo Horizonte / Ouro Preto / Cons. Lafaiete - 149 km
SC - Itajaí / Blumenau / Rio do Sul - 146 km
RS - Pelotas / Rio Grande - 52 km
SP - Campinas / Araraquara - 192 km
RJ - Santa Cruz / Mangaratiba - 49 km
MG - Bocaiúva / Montes Claros / Janaúba - 217 km
SP - São Paulo / Itapetininga - 199 km
BA - Conceição da Feira / Salvador / Alagoinhas - 238 km
MA/PI - Codó / Teresina / Altos - 205 km
Meu comentário: está é uma das melhores notícias que publiquei aqui. A volta dos trens de passageiros será um acontecimento que vai revolucionar o transporte em massa, além de realizar o sonho de muita gente, principalmente de nós, do fórum..rs..
Mas, como sempre digo, vamos esperar prá ver e constatar o acontecimento.
U20C
Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.
A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.
As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade.
“Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.
Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.
Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:
Estado - Trecho - Quilometragem
SE - São Cristóvão / Aracajú / Laranjeiras - 40 km
PR - Londrina / Maringá - 122 km
RS - Bento Gonçalves / Caxias do Sul - 65 km
PE - Recife / Caruaru - 139 km
RJ - Campos / Macaé - 94 km
MG - Belo Horizonte / Ouro Preto / Cons. Lafaiete - 149 km
SC - Itajaí / Blumenau / Rio do Sul - 146 km
RS - Pelotas / Rio Grande - 52 km
SP - Campinas / Araraquara - 192 km
RJ - Santa Cruz / Mangaratiba - 49 km
MG - Bocaiúva / Montes Claros / Janaúba - 217 km
SP - São Paulo / Itapetininga - 199 km
BA - Conceição da Feira / Salvador / Alagoinhas - 238 km
MA/PI - Codó / Teresina / Altos - 205 km
Meu comentário: está é uma das melhores notícias que publiquei aqui. A volta dos trens de passageiros será um acontecimento que vai revolucionar o transporte em massa, além de realizar o sonho de muita gente, principalmente de nós, do fórum..rs..
Mas, como sempre digo, vamos esperar prá ver e constatar o acontecimento.
U20C
U20C- Administrador
- Mensagens : 1243
Data de inscrição : 03/04/2011
Idade : 64
Localização : Osasco-SP
Re: Trens Regionais em pauta
É uma boa noticia, agora temos que esperar...
Gabriel- Coordenador de Via Permanente
- Mensagens : 1801
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : São Paulo-SP
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