Ferrovia Norte-Sul continua sem engrenar
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Ferrovia Norte-Sul continua sem engrenar
04/01/2015 - Fonte: Folha de S. Paulo
O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), inaugurado em 2010 pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff em 2014, completou mais um ano sem uso. A Valec, responsável pela construção e administração, não conseguiu terminar sua parte para liberar a passagem de trens. A previsão é que isso ocorra em janeiro. Mas será necessário, primeiro, contratar uma empresa para fazer a conservação e manutenção da via. A concorrência marcada para novembro foi adiada. A Norte-Sul já opera o trecho de Palmas até o Maranhão, transportando grãos e minério. A obra de 855 quilômetros, de Anápolis a Palmas, foi contratada em 2008. A intenção era finalmente conectá-la às demais ferrovias do país a partir da cidade goiana. Partes desse trecho foram concluídas nesses seis anos, mas outros não. Mesmo assim, esse pedaço da Norte-Sul foi inaugurado em anos eleitorais. Como não estava completa e parte do que foi construído se deteriorou, nenhum trem passou pela via. Em 2014, a Valec conseguiu, após dois anos de tentativa, comprar os trilhos para a ferrovia. A compra foi salgada: R$ 440 milhões pelo material e transporte, quando a previsão em 2012 era um gasto de cerca de R$ 300 milhões. A Valec atribui o aumento à alta do dólar.
TRILHOS CHINESES
A empresa que entregará o produto mais caro é a mesma que forneceu trilhos para o trecho que está pronto, a chinesa Pangnang. Em 2013, a Folha teve acesso a um relatório do Ministério dos Transportes que apontava problemas de durabilidade nos trilhos chineses. A Pangnang está num consórcio com uma empresa brasileira, a RMC, que, conforme a Folha revelou, tinha patrimônio incompatível com o valor do negócio quando venceu a concorrência e havia acabado de mudar seu endereço, até então residencial. Durante a construção, a Polícia Federal fez uma operação para apurar a suspeita de corrupção e desvio de R$ 100 milhões em contratos da obra que levou à prisão temporária do ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, em 2012. A investigação ainda não foi concluída. A Valec diz que não há mais restrições físicas que impeçam a passagem dos trens.
Faltam a contratação da companhia para cuidar da via e a construção de pátios, por empresas privadas, para que seja possível fazer o transporte. A estatal já tem uma companhia interessada em passar com os trens na via, a VLI Logística, a mesma empresa que opera o trecho entre Tocantins e Maranhão. A Norte-Sul já está perto de completar três décadas de construção sem ter alcançado o seu objetivo: a integração ferroviária do país. O projeto é levar a via até São Paulo, onde ela poderia se interligar às ferrovias de maior porte. Mas a obra do trecho entre Goiás e São Paulo também está atrasada. A previsão atual é que fique pronta em dezembro de 2015. Sem a Ferrovia Norte-Sul funcionando plenamente, o sistema de transporte por trilho no Brasil fica pouco competitivo para as cargas do Centro-Oeste. Elas precisam percorrer mais de 2.000 quilômetros, de caminhão, para alcançar os portos, o que faz o preço do frete nacional ser até quatro vezes maior que o dos países concorrentes no setor, como EUA e Argentina.
Meu comentário: A Valec, empresa estatal, é outra grande portadora de corruptos e corruptores. Como diz o texto acima, há 30 anos esta ferrovia Norte Sul está em construção, ficando cada dia mais cara e com apenas um trecho em operação (Palmas até o Maranhão) e com o trecho entre Anápolis a Palmas pronto, mas devido à corrupções, embargos, erros grosseiros, falta de planejamento, nenhum trem ainda pode andar no trecho e o pior é que vários pontos da linha já necessitarem de manutenção (por causa de roubos, vandalismo, deteriorização da malha por falta de conservação). É inacreditável!!
E ainda por cima, o governo compra trilhos da China!?!?!! É o fim!!
Se fosse em qualquer outro país, nestes 30 anos a ferrovia já teria pago todo o investimento e já estaria dando lucro às operadoras e ao governo.
Isto é o Brasil, minha gente!
U20C
O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), inaugurado em 2010 pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff em 2014, completou mais um ano sem uso. A Valec, responsável pela construção e administração, não conseguiu terminar sua parte para liberar a passagem de trens. A previsão é que isso ocorra em janeiro. Mas será necessário, primeiro, contratar uma empresa para fazer a conservação e manutenção da via. A concorrência marcada para novembro foi adiada. A Norte-Sul já opera o trecho de Palmas até o Maranhão, transportando grãos e minério. A obra de 855 quilômetros, de Anápolis a Palmas, foi contratada em 2008. A intenção era finalmente conectá-la às demais ferrovias do país a partir da cidade goiana. Partes desse trecho foram concluídas nesses seis anos, mas outros não. Mesmo assim, esse pedaço da Norte-Sul foi inaugurado em anos eleitorais. Como não estava completa e parte do que foi construído se deteriorou, nenhum trem passou pela via. Em 2014, a Valec conseguiu, após dois anos de tentativa, comprar os trilhos para a ferrovia. A compra foi salgada: R$ 440 milhões pelo material e transporte, quando a previsão em 2012 era um gasto de cerca de R$ 300 milhões. A Valec atribui o aumento à alta do dólar.
TRILHOS CHINESES
A empresa que entregará o produto mais caro é a mesma que forneceu trilhos para o trecho que está pronto, a chinesa Pangnang. Em 2013, a Folha teve acesso a um relatório do Ministério dos Transportes que apontava problemas de durabilidade nos trilhos chineses. A Pangnang está num consórcio com uma empresa brasileira, a RMC, que, conforme a Folha revelou, tinha patrimônio incompatível com o valor do negócio quando venceu a concorrência e havia acabado de mudar seu endereço, até então residencial. Durante a construção, a Polícia Federal fez uma operação para apurar a suspeita de corrupção e desvio de R$ 100 milhões em contratos da obra que levou à prisão temporária do ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, em 2012. A investigação ainda não foi concluída. A Valec diz que não há mais restrições físicas que impeçam a passagem dos trens.
Faltam a contratação da companhia para cuidar da via e a construção de pátios, por empresas privadas, para que seja possível fazer o transporte. A estatal já tem uma companhia interessada em passar com os trens na via, a VLI Logística, a mesma empresa que opera o trecho entre Tocantins e Maranhão. A Norte-Sul já está perto de completar três décadas de construção sem ter alcançado o seu objetivo: a integração ferroviária do país. O projeto é levar a via até São Paulo, onde ela poderia se interligar às ferrovias de maior porte. Mas a obra do trecho entre Goiás e São Paulo também está atrasada. A previsão atual é que fique pronta em dezembro de 2015. Sem a Ferrovia Norte-Sul funcionando plenamente, o sistema de transporte por trilho no Brasil fica pouco competitivo para as cargas do Centro-Oeste. Elas precisam percorrer mais de 2.000 quilômetros, de caminhão, para alcançar os portos, o que faz o preço do frete nacional ser até quatro vezes maior que o dos países concorrentes no setor, como EUA e Argentina.
Meu comentário: A Valec, empresa estatal, é outra grande portadora de corruptos e corruptores. Como diz o texto acima, há 30 anos esta ferrovia Norte Sul está em construção, ficando cada dia mais cara e com apenas um trecho em operação (Palmas até o Maranhão) e com o trecho entre Anápolis a Palmas pronto, mas devido à corrupções, embargos, erros grosseiros, falta de planejamento, nenhum trem ainda pode andar no trecho e o pior é que vários pontos da linha já necessitarem de manutenção (por causa de roubos, vandalismo, deteriorização da malha por falta de conservação). É inacreditável!!
E ainda por cima, o governo compra trilhos da China!?!?!! É o fim!!
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U20C
U20C- Administrador
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Idade : 64
Localização : Osasco-SP
Re: Ferrovia Norte-Sul continua sem engrenar
Sem comentário.............putsssss....
abs
abs
nunesjb- Novato
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Data de inscrição : 27/11/2014
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